quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Anos 60

A cada estação a moda passeia por diversas décadas, trazendo um pouco do que se vestia antigamente para os dias de hoje. É claro que ninguém vai sair fantasiado, usando exatamente o que se vestia na década preferida. Os estilistas usam referências do que se usava antigamente para criar roupas modernas e atuais.
No verão 2011 não poderia ser diferente, os anos 50, 60 e 70 foram inspiração para várias marcas brasileiras e internacionais. Vou falar um pouquinho do vestuário de cada década aqui no blog e, como hoje estou ouvindo The Beatles enquanto navego na internet, resolvi falar primeiro dos anos 60.
Na década de 60 a moda era muito voltada para o público jovem. Eram garotos e garotas que nasceram no pós-guerra e, então adolescentes nessa época, passam a ser consumidores e ter voz ativa, movidos por uma enorme vontade de mudar o mundo.
Nascem os teenage styles (futuras tribos), os movimentos estudantis e a moda não é mais apenas uma vestimenta, passa a ser também instrumento de expressão pessoal.
As roupas são duras e geométricas, muitas vezes de tecidos sintéticos e material inusitado como papel, discos, metálicos, argolas de metal, plásticos transparentes, couro brilhante e pele de carneiro bordada.
Nessa mesma época, 1965 mais precisamente, a mini saia foi inventada. As roupas tinham certo erotismo afinal, além de o comprimento subir se usava transparências e decotes. A mulher não só podia mostrar mais o corpo, como também conquistou sua independência sexual com a invenção da pílula anticoncepcional.
Os tecidos eram laise, bordado inglês, gorgurão, shantung, espinha de peixe, tweed, jeans, tergal, helanca e malha de algodão.
As estampas florais provençais, listras finas, xadrez vichy, geometrismo, cartoon, op-art e motivos psicodélicos.
Os costureiros passam a ser estilistas a as marcas são forçadas a criar novidades com mais freqüência, tamanha a vontade dos jovens em consumir novidades.
Bem, deu para perceber que essa época contribuiu muito para a moda de hoje, não é? Espero que tenham gostado. Coloquei algumas fotos e alguns livros para quem quer saber mais sobre o assunto. Até mais.

Anos 60






Verão 2011






Lista de Livros

- Título: Fio a Fio (tecidos, moda e linguagem)/Autor: Gilda Chataignier/Editora: Estação das letras
- Título: A Roupa e a Moda (uma história concisa)/Autor: James Laver/Editora: Companhia das Letras
- História da Moda (uma narrativa)/Autor: João Braga/Editora: Anhembi Morumbi
- A Moda (folha explica)/Autor: Erika Palomino/Editora: Publifolha



2 comentários:

  1. Oi Mari querida que saudades!!! Adorei saber que você está com um blog... será que eu fiquei doida ou você não tinha comentado sobre isso ainda? Enfim, nunca é tarde para começar a acompanhar... adorei! Bem, não tenho muito a falar sobre moda, embora tenha um marido super fashion. Mas tenho coisas a falar sobre sustentabilidade... quando quiser entre no meu blog: http://comunidadeconsciente.blogspot.com

    E aí, como estão as coisas? O Zé arranjou um trampo está ótimo. Vou ligar para falarmos mais!!! Beijos a vocês!!

    Tuca.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!

    Adorei o seu blog. Eh verdade que os anos 60 mudaram a sociedade e cultura em geral.

    Bem, vou ficando por aqui. Estou esperando a sua reposta. Um beijo do seu irmao,
    Mau.

    ResponderExcluir